Fonte: Startupi
A Nucont, uma startup de inteligência financeira e contábil que nasceu em 2017, acaba de receber seu primeiro aporte de investimento liderado pela Cedro Capital e acompanhada pela FC Partners, boutique de M&A localizada em Belo Horizonte, no valor de R$4,5 milhões.
A plataforma integra os dados financeiros e contábeis de mais de 6 mil empresas em todo Brasil e transforma esses dados em inteligência de negócio para tomada de decisão. “Não enviamos apenas documentos ou informações fiscais. Geramos números e insights para que as empresas possam tomar decisões por meio da inteligência contábil e financeira. Somos uma espécie de GPS corporativo”, diz Luis Filipe Winther, sócio da startup.
Em menos de três anos a empresa já expandiu seu quadro de funcionários com mais de duas contratações por mês, tendo hoje mais de 50 pessoas na equipe. Com o investimento recebido, a empresa pretende executar um plano de crescimento acelerado para atender, por meio de contadores, 50 mil empresas no Brasil, além de investir na área de inteligência artificial para continuar oferecendo análises e insights sobre o desempenho das empresas.
A estratégia da Nucont é simplesmente reposicionar o papel do contador. “Esse profissional que só calcula guia e folha de pagamento está fadado a competir por preços cada vez mais baixos. Nós da Nucont devolvemos ao contador seu verdadeiro papel: ser o médico das empresas.”, comenta Winther.
“Temos um grande desafio de crescimento para os próximos anos, porém há uma lacuna relevante entre a demanda por serviços de contabilidade consultiva e a atual oferta dos contadores para as pequenas e médias empresas. Identificamos, portanto, um mercado significativo a ser explorado neste segmento e que está demandando pelos serviços viabilizados através da Nucont” complementa Lucas, sócio da FC Partners.
A plataforma da Nucont – junto com a assistente virtual “Nanda” – funciona como um laboratório de exames para o contador. Lá estão compilados todos os dados da saúde das empresas e cabe a ele o papel de interpretar os exames e prescrever o melhor tratamento para as empresas.
“Desde 2017 acompanhamos a evolução da Nucont e observamos como eles vêm endereçando uma lacuna muito grande nos escritórios de contabilidade, que em sua maioria oferecem serviços básicos de escrituração, enquanto os clientes estão demandando cada vez análises e inteligência sobre suas finanças”, destaca Alessandro Machado, sócio da Cedro Capital.
Além do software, também ajudam a educar todo o mercado contábil através da Universidade Nucont e também do Movimento Contabilidade Sem Chatice, liderado pela sócia e fundadora, Fernanda Rocha: “Os contadores, em geral, são muito desunidos, mas o Movimento #CSC tem ajudado a mudar isso. Mais de 10 mil profissionais unidos estão sendo protagonistas dessa mudança e estão revolucionando a profissão em todo o Brasil.”