StartGi recebe aporte do Fundo GovTech
setembro 5, 2024

05 de setembro de 2024

O Fundo GovTech, co-gerido pela Cedro Capital e KPTL, anuncia o investimento na StartGi, empresa de tecnologia que facilita a complexa jornada de vender para o setor público.

Fundada em São Paulo, em 2015, a StartGi oferece tecnologia e serviços para gerenciar a jornada de vendas em processos de licitação, destacando-se o seu produto principal, o iGanhei, uma plataforma de licitações destinada principalmente a empresas que participam de grande número de editais. A StartGi também conta com o iDocumentei, de gestão de documentos, o iPesquisei, para pesquisas de mercado e o Ganhei Licitação, que funciona como uma terceirização completa da participação em licitações.

Com os recursos, a StartGi planeja acelerar seu crescimento, focando na contratação de novos talentos para as áreas de tecnologia, comercial e marketing. “Chegou no momento certo. Estamos empolgados porque trará musculatura para a empresa, além de conhecimento de mercado, reputação e múltiplas conexões. O dinheiro vai trazer conforto de caixa, mas a inteligência ofertada pelo Fundo é o mais importante. Até hoje, fomos muito tímidos, mais conhecidos pelos nossos clientes. Essa visibilidade vai ser muito importante para nós,” afirma Juliano Montesino Caldeira, CEO e fundador da StartGi.

O Fundo GovTech é pioneiro no Brasil e na América Latina, focado exclusivamente em GovTechs que desenvolvem soluções disruptivas para serviços públicos. O fundo já captou R$ 50 milhões com empresas como Positivo, Multilaser, Kimak e VIPH, além de agências de fomento, como AgeRio, Badesul e Goiás Fomento, com outras importantes instituições em processo de entrada.

O Fundo pretende investir em 20 a 30 companhias, contribuindo para a transformação digital do setor público. Este é o quarto investimento do fundo, que já investiu em soluções para tratamento de água (Augen), gestão de projetos socioculturais (Prosas) e portal de relacionamento entre cidadãos e poder público (Colab).

A StartGi gera um impacto significativo ao reduzir a burocracia das compras públicas, um mercado complexo e crucial para a eficiência do setor público. A empresa ajuda a melhorar a transparência e a eficiência das licitações, reduzindo os custos e aumentando a concorrência das licitações, resultando em melhores serviços para a população e economia de recursos públicos.

Adriano Pitoli, Head do Fundo GovTech, enfatiza que a questão das compras públicas é um grande desafio para o setor público e para as empresas. “Vender para o setor público possui uma série de complexidades e exige elevados níveis de governança, que são difíceis de serem atendidos. Depois de uma longa prospecção, ficamos convictos que a StartGi vem conseguindo endereçar com sucesso o desafio das grandes empresas em vender para o governo”, acredita Pitoli.

Segundo Alessandro Machado, CEO da Cedro Capital, o assunto ‘compras públicas’ é um tema estratégico para o Fundo GovTech.  “As compras governamentais movimentam mais de 12% do PIB brasileiro, e as empresas como a StartGI, que trazem eficiência e economicidade para esses processos geram impactos significativos tanto para os órgãos públicos compradores como para as empresas que vendem para governo”, explica Machado.  

Com mais de 20 anos de expertise no mercado de tecnologia e inovação, a KPTL e Cedro Capital estão comprometidas em apoiar startups que buscam resolver desafios do setor público com soluções tecnológicas. Entre as verticais de atuação do fundo estão saúde, educação, mobilidade, defesa civil, segurança, cidadania, moradia, legal/regulatório, meio ambiente, cidades inteligentes e gestão.

Em um contexto em que o setor público brasileiro enfrenta desafios significativos em eficiência e transparência, o Fundo GovTech se destaca como uma iniciativa inovadora. A tecnologia tem se mostrado um caminho promissor para transformar os serviços públicos, com potencial de gerar grande impacto social, em termos de acesso e qualidade dos serviços públicos.